CANDEIAS-BA

História 

Diz a lenda que, por volta de 1640, um milagre aconteceu em um córrego que cortava o Engenho Pitanga. O córrego transformou-se em fonte dos milagres e recebeu o nome de Candeias, que simboliza luz. Atraídos pelos milagres, os romeiros construíram suas casas nos arredores da fonte e, com a descoberta do petróleo, mais pessoas passaram a viver no local. Assim, em 1958, este centro de adoração religiosa transformou-se no município de Candeias.
_______________________________________________

Economia

Com o sexto maior PIB do estado da Bahia, suas maiores atividades econômicas giram em torno de um consolidado parque industrial, um dos mais importantes portos do Brasil, o Porto de Aratu, além de fazer parte do Centro Industrial de Aratu, e estar próxima a segunda maior refinaria do país, a Refinaria Landulfo Alves - Mataripe (RLAM), tem um comércio pujante e influencia três municípios da região: Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé.
________________________________________________________

Geografia

Localiza-se a uma latitude 12º40'04" sul e a uma longitude 38º33'02" oeste, estando a uma altitude de 97 metros. Sua população recenseada pelo IBGE em 2007 era de 78.655 habitantes. Possui uma área de 265,555 km².

Hidrografia
Sua bacia hidrográfica é composta pelos rios: Joanes, São Francisco, São Paulo, Imbiruçu, Jacarecanga.

Rodovias
Fica a beira da BR 324 e se liga com a mesma pela BA-522.
_________________________________________________


Turismo

A festa religiosa de Nossa Senhora das Candeias, que tem seu ponto alto no dia 2 de fevereiro, atrai milhares de fiéis e foliões todos os anos, em uma mistura de sagrado e profano, regado a muita alegria e animação. Os festejos são também famosos namicareta local, ao som dos trios elétricos.
Dentre os atrativos culturais, destaque para as construções seculares, palco de fé e religiosidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, o Engenho Freguesia e a própria Fonte Milagrosa de Nossa Senhora das Candeias.
É também conhecida como a capital brasileira do Arrocha.
Pontos de interesse (Fotos)

Ler reportagem completa...